ÁGUA BOA

PANDEMIA

Secretaria de Saúde recomenda uso de máscara em locais fechados e ciclo vacinal completo para barrar avanço da Covid

Casos de Covid-19 têm aumentado em Barra do Garças e maior parte das internações são de pacientes que não completaram o esquema vacinal

Publicados

Saúde

A Prefeitura de Barra do Garças por meio da Secretaria de Saúde fez uma alerta a população sobre as medidas de combate à disseminação do novo Coronavírus.

Recomenda-se que a população intensifique os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde como o uso de máscara em ambientes fechados ou em casos de infecção e a higienização das mãos com álcool em gel. A população também deve ficar atenta aos sintomas e procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para realização da testagem do vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a vacinação completa é essencial para conter o avanço da Covid-19 e as hospitalizações, uma vez  que a vacina impede que a doença evolua para casos mais graves, especialmente em pessoas consideradas como grupo de risco.

De acordo com o secretário de Saúde, Adilson Tavares,  os casos de internação no município em sua grande maioria são de pessoas que não concluíram o esquema vacinal. “Temos um número considerável de pessoas que estão com as doses atrasadas, consequentemente essas pessoas têm chance maior de serem hospitalizadas. A nível nacional temos pesquisas que comprovam este fato, onde cerca de 80% dos internados não estão com ciclo vacinal completo, em Barra do Garças a realidade é a mesma.”

Leia Também:  Segunda-feira (04): Mato Grosso registra 771.458 casos e 15.017 óbitos por Covid-19

Dentre o público elegível para a aplicação da dose de reforço (3º dose) – cerca de 48 mil pessoas – apenas 24 mil se vacinaram, enquanto cerca da metade ainda está com o imunizante atrasado. Existem ainda mais de 6 mil pessoas em Barra do Garças que não tomaram sequer a segunda dose dos imunizantes.

Em Barra do Garças a vacinação da 1º e 2º dose está liberada para o público geral a partir de 05 anos de idade. A 3º dose é destinada às pessoas a partir de 12 anos. Já a 4º dose está disponível para pessoas a partir de 50 anos, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.  As doses de reforço precisam de um intervalo de no mínimo quatro meses entre as aplicações do imunizante.

Em caso de sintomas gripais a população pode procurar as unidades básicas de saúde, com funcionamento das 07h às 11h e das 13h às 17h. A UBS Santo Antônio III próximo ao ginásio Antônio Flandeiro está com horário de funcionamento estendido, com atendimentos das 07h às 11h e das 13h às 23:59. A Policlínica do bairro São José está aberta das 07h às 23:59h. As unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta, já a unidade de pronto atendimento (UPA) funciona todos os dias da semana com plantão 24 horas.

Leia Também:  97% dos pacientes em UTIs de MT não tomaram todas as doses da vacina contra a covid-19

Fonte: Secom-BG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Barra do Garças registra mais duas mortes da Covid; a pandemia já fez 407 vítimas no município

São 15.147 casos dos quais 14.066 se recuperaram

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Barra do Garças atualizou o boletim epidemiológico da Covid-19, nesta segunda-feira (4). Durante o final de semana foram confirmadas mais duas mortes em decorrência da doença e 76 novos casos de coronavírus. Ao todo, a cidade contabiliza 15.147 casos confirmados desde o início da pandemia, destes, 14.066 recuperados e 407 óbitos.

O município tem 674 casos ativos da doença, com 666 pessoas em isolamento domiciliar e oito que precisaram de algum tipo de internação. Entre casos suspeitos e confirmados na cidade, uma pessoa está internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Milton Morbeck e sete em enfermarias.

Em relação a pacientes de cidades que integram o consórcio de saúde intermunicipal, uma pessoa está internada em enfermaria da rede pública. Com o aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas, a prefeitura de Barra do Garças voltou a recomendar o uso de máscaras faciais em ambientes fechados como medida preventiva contra a doença.

O uso de máscaras dentro de ambientes hospitalares e para pessoas com sintomas de gripais continua obrigatório. O uso de máscaras também é recomendado nas redes de ensino particular e pública do município. A Secretaria Municipal de Saúde também designou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Benedito como centro de apoio à UPA para atendimento, consulta médica e testagem de pacientes com sintomas de Covid-19.

Leia Também:  Segunda-feira (04): Mato Grosso registra 771.458 casos e 15.017 óbitos por Covid-19

Vacinação

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou a administração de 139.024 doses de vacinas contra a Covid-19 na população indígena e não-indígena de Barra do Garças, incluindo primeira e segunda dose, além das doses de reforço.

Fonte: Araguaia Notícia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA