ÁGUA BOA

MATO GROSSO

Seplag intensifica ações de cuidado à saúde mental dos servidores

Publicados

MATO GROSSO


Neste domingo (10.10), dia mundial da saúde mental, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), celebra os resultados do esforço empreendido para implementar na administração pública ações de cuidado com a saúde mental do servidor.

O processo de acompanhamento psicossocial coordenado pela Seplag e implantado em outras nove secretarias de Estado (Seduc, Sefaz, PJC, Sinfra, Sesp, CGE, MTPrev, Setasc e Casa Civil) chegou à marca de 10 mil atendimentos, após pouco mais de dois anos de projeto e em um momento que a pandemia da covid-19 evidenciou a relevância de políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental.

Além de difundir entre os órgãos e entidades o modelo de trabalho a ser implantado, o treinamento e o suporte das equipes, a pasta também monitora os resultados alcançados através da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas.

“Como órgão central de gestão de pessoas do Governo, a Seplag vem intervindo em situações de vulnerabilidade que alguns servidores têm apresentado principalmente nesse período pandêmico, sendo ofertada escuta qualificada, acolhimento, orientação e avaliação profissional de psicólogos e assistentes sociais”, detalhou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.

Leia Também:  Programa de incentivo concede crédito de até 65% para produtores de algodão

Por meio dos comitês setoriais, são prestados os atendimentos especializados aos servidores com problemas que possam interferir na sua vida funcional, explicou o psicólogo e coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, Flávio Jabra.

Flávio Jabra, psicólogo e coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag. Foto por Nayara Takahara/Seplag

“Nem todos os problemas tratados são psicopatologias, às vezes são apenas sofrimentos psíquicos inerentes ao ser humano, mas nem todo mundo sabe lidar com eles e acaba se afastando do serviço. Com o acompanhamento a pessoa tem a possibilidade de ser ouvida e de buscar ajuda externa por meio de um encaminhamento institucional”, completou.

De acordo com o coordenador, também foram registrados casos que exigiram um maior cuidado com o servidor, como o de tentativa de suicídio e de ideação suicida. “Se não existissem essas setoriais, o servidor não teria recebido esse primeiro suporte, para ouvir a queixa naquele momento, e depois seguir com a evolução do tratamento”, relembrou.

Onde procurar ajuda

Leia Também:  Primeiro Comando Regional da PM divulga produtividade da Operação Black Friday

O servidor que se identifique nas situações citadas acima ou por outro motivo necessite de apoio psicossocial pode entrar em contato com a Coordenadoria de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, pelo telefone (65) 3613-3705.

“Temos aqui na Seplag um espaço de escuta, de acolhida das angústias. Servidor, você não está sozinho. Busque ajuda. A sua valorização é algo muito sério para esta gestão”, salientou Basílio.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT já pactuou 89% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Publicados

em

Por


O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (30.11), 6.318.957 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já distribuiu 5.630.840 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 89% do total recebido.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses ou doses únicas (5.598.859), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (36.583) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

É importante destacar que o ranking de aplicação não considera as doses destinadas aos povos indígenas para evitar qualquer disparidade nos dados. Alguns municípios contabilizavam doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassavam o limite de 100% da aplicação.
 
Das 5.630.840 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 4.559.701 (81%), sendo 2.484.802 como primeira dose ou dose única e 1.835.662 como segunda dose. O percentual da semana retrasada era de 81,6%.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Nova Brasilândia (99,2%), Campos de Júlio (97%), Diamantino (97%), São José do Povo (96,8%), Primavera do Leste (96,7%), Lucas do Rio Verde (96,4%), Glória D’Oeste (96,3%), Ipiranga do Norte (96,2%), Nortelândia (96,1%) e Guiratinga (96%).

Leia Também:  Com livros reciclados, recuperandos de São Félix do Araguaia confeccionam artesanato como forma de ressocialização

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 632 ou no Painel de Distribuição de vacinas Covid-19.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local.

Essa logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.

Leia Também:  Procon-MT realiza palestra de conscientização sobre o câncer de próstata

A Resolução ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ÁGUA BOA

AGRO

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA