ÁGUA BOA

MATO GROSSO

Nova Mutum sedia disputas de basquete e vôlei dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

Publicados

MATO GROSSO


As modalidades de basquete e vôlei nos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses começaram a ser disputadas nesta quinta-feira (14.10) em Nova Mutum, município a 240 km da capital. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o município-sede, a competição escolar reúne seleções municipais de todo o Estado, com equipes formadas por estudantes de 15 a 17 anos.

Sem presença de público, a abertura oficial, que ocorreu na noite desta quinta-feira, contou com a participação de autoridades militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, e dos representantes de Nova Mutum, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Toshio Takagui, e o secretário de Gabinete, Edinaldo Nogueira. 

A solenidade foi acompanhada também pelos representantes da Secel, o superintendente de Desporto Escolar, Marcelo Cruz, e o coordenador de Eventos Esportivos, Adriano Augusto, além das equipes que disputaram as primeiras partidas dos Jogos Estudantis. 

“Estamos muito felizes em voltar a sediar a competição estadual. É um evento que movimenta não só a nossa cidade, mas também os demais municípios envolvidos. Contamos com a parceria e o suporte da equipe da Secel para sua realização e está tudo correndo muito bem, desde a abertura, com bons jogos, equipe de arbitragem eficiente, e seguindo os protocolos de prevenção à covid. Todo o esforço é válido porque sabemos da importância para a vida desses jovens a participação nos jogos estudantis”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer de Nova Mutum.

Leia Também:  Com livros reciclados, recuperandos de São Félix do Araguaia confeccionam artesanato como forma de ressocialização

Pelo título estadual de basquete, competem 14 equipes masculinas e 8 femininas. No vôlei, são 17 times masculinos e 14 femininos disputando o título de campeão. Ao todo, 22 municípios mato-grossenses inscreveram seleções estudantis na competição.

Participam dessa etapa dos Jogos os municípios de Alto Garças, Água Boa, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Colíder, Cuiabá, Ipiranga do Norte, Jaciara, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Mutum, Pedra Preta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Querência, Ribeirãozinho, Santo Antônio de Leverger, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. 

As partidas são disputadas até domingo (17.10) em cinco praças esportivas em Nova Mutum: Ginásio Lauro Immich, no centro da cidade, ginásio do bairro Colina e quadras das escolas Lúcia Faccio Tasca, Rui Barbosa e 4 de Julho.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT já pactuou 89% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Publicados

em

Por


O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (30.11), 6.318.957 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já distribuiu 5.630.840 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 89% do total recebido.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses ou doses únicas (5.598.859), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (36.583) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

É importante destacar que o ranking de aplicação não considera as doses destinadas aos povos indígenas para evitar qualquer disparidade nos dados. Alguns municípios contabilizavam doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassavam o limite de 100% da aplicação.
 
Das 5.630.840 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 4.559.701 (81%), sendo 2.484.802 como primeira dose ou dose única e 1.835.662 como segunda dose. O percentual da semana retrasada era de 81,6%.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Nova Brasilândia (99,2%), Campos de Júlio (97%), Diamantino (97%), São José do Povo (96,8%), Primavera do Leste (96,7%), Lucas do Rio Verde (96,4%), Glória D’Oeste (96,3%), Ipiranga do Norte (96,2%), Nortelândia (96,1%) e Guiratinga (96%).

Leia Também:  Escola expõe produtos da agricultura familiar para explicar alimentação saudável

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 632 ou no Painel de Distribuição de vacinas Covid-19.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local.

Essa logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.

Leia Também:  Empaer multiplica mudas de mandioca para garantir ramas para 2022

A Resolução ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ÁGUA BOA

AGRO

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA