ÁGUA BOA

MATO GROSSO

Estudante de Primavera do Leste ganha medalha de ouro na 16ª Olimpíada de Matemática

Publicados

MATO GROSSO


Dois estudantes do 7º ano da Escola Estadual Sebastião Patrício, em Primavera do Leste, foram premiados na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Trata-se de Manuela de Oliveira Rodrigues, que levou a medalha de ouro no nível 01, e Elias Henrique Oliveira Jardim, com menção honrosa.

Medalhas e troféus já são uma rotina para Manuela. Duas vezes premiada no Festival de Poesia Manoel de Barros, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, sendo em 2021, com o 1º primeiro lugar em declamação.

A professora Renata Venâncio Pereira, responsável pelas inscrições na segunda fase OBMEP, explica que em 2021, foram 24 estudantes participantes, todos motivados. “A segunda fase não possui apenas questões objetivas, sendo assim, a estudante premiada foi muito dedicada, pois soube descrever a Matemática dentro das questões. Elias, por sua vez, é um aluno muito participativo”.

No entendimento do diretor Cássio João Lourenço dos Reis, a estudante Manuela possui um currículo digno de ser afixado na parede, pois em tudo que participa sempre sai vitoriosa. No geral, o gestor avalia como excelente a participação dos estudantes.

Leia Também:  Escola de Governo encerra semana de capacitação sobre nova Lei de Licitações e Contratos

“Nossa escola, por meio dos professores, sempre promove este tipo de atividade em todas as áreas. Então, estendo o parabéns a todos: professores, alunos e pais que deram todo o apoio”, comemora.

Para a coordenadora pedagógica Danúbia Bernardes, a premiação é motivo de alegria e satisfação para toda a comunidade escolar da Escola Sebastião Patrício, principalmente dos docentes que procuram sempre incentivar seus estudantes a participar de competições pedagógicas. “Nem todos estudantes são premiados, mas o importante é particpiar e tentar sempre”.

Medalhistas de prata

O Estado de Mato Grosso teve, em 2021, doze alunos premiados com medalhas de prata pela OBMEP. Eles receberam a medalha digitalmente, este é caso do Mateus Lucas Rocha, de 15 anos.

Matriculado em 2022 do 2º ano do Ensino Médio, o estudante se inscreveu pela primeira vez na prova da OBMEP quando tinha 12 anos, épóca em que foi medalha de bronze. Na ocasião, o irmão gêmeo Daniel Lucas também foi medalhista de bronze.

Segundo a mãe dele, Nilzelene Mendes Lucas Rocha, esse resultado ofereceu a Mateus o direito de participar de outro evento, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que será no próximo mês.

Leia Também:  Botelho aparece com 4,5% das intenções de votos; Juca surpreende e alcança 3% para estadual, aponta PercentBrasil

A OBMEP é a competição do conhecimento brasileira que tem a maior participação no país. Ela premia alunos com medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para aqueles que tiveram bom desempenho, mas não chegaram na nota de corte.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Seciteci oferta 960 vagas para cursos na Escola Técnica Estadual de Cuiabá

Publicados

em

Por

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), vai ofertar 960 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes na Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá. As inscrições serão realizadas no período de 24 de maio a 03 de junho.

Os cursos marcam o início das atividades na unidade de ensino, inaugurada no final de março, com a meta de dar vazão à demanda reprimida por qualificação profissional na capital e em toda Baixada Cuiabana.

Na última sexta-feira (13.05), foram divulgadas as primeiras 440 vagas em cursos técnicos, com duração média de dois anos.  Do total de vagas, 240 terão o início das aulas no dia 19 de julho.

Neste grupo, serão ofertadas 80 vagas para técnico em Agronegócio, 40 vagas em Administração, 40 em Informática, 40 em Segurança do Trabalho e 40 vagas para técnico em Veterinária. As aulas serão realizadas no período noturno, com exceção do técnico em Agronegócio que terá turmas vespertina e noturna.

Leia Também:  Nota MT premia 1.002 consumidores no sorteio mensal de abril; confira o resultado

As demais 200 vagas terão o início das aulas de forma gradativa, de acordo com o edital. Nesta fase serão ofertadas 80 vagas para Técnico em Enfermagem, 80 para Recursos Humanos e 40 para Segurança do Trabalho.

Mais Qualificação

Outras 520 vagas também serão ofertadas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). O edital com orientações sobre o processo seletivo e o calendário com o início das aulas será publicado nesta terça-feira (17.05), na página da Seciteci. Os FICs são cursos de curta duração, de três a cinco meses, e rápida absorção pelo mercado de trabalho, geralmente elaborados para o atendimento rápido de demandas específicas, nos mais diversos segmentos.   

Todos as 960 vagas serão ofertadas presencialmente. A ETE de Cuiabá tem capacidade para 1.500 alunos nos três turnos, além de laboratórios, auditório, biblioteca, refeitório, centro de convivência, ginásio poliesportivo coberto, área administrativa e estacionamento.

“É a realização de um sonho, tanto para o Governo do Estado, que passa a ofertar a formação técnica profissional em sede própria, moderna e equipada, e para os nossos alunos que têm garantida a chance de estudar em uma escola modelo, que segue padrões do Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal, e que se prepara para em breve ofertar uma variedade de atividades e cursos de formação profissional em parceria com o Governo Federal, instituições e iniciativa privada. Sem dúvida, o início das atividades na ETE de Cuiabá marca uma nova fase na oferta de mão de obra qualificada e motivada, em Cuiabá”, frisou a superintendente de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Pollyana Peron.

Leia Também:  Estados da Amazônia Legal planejam ações integradas de combate a crimes ambientais

Para ter acesso ao formulário de inscrição e demais informações referentes aos processos seletivos, o candidato poderá acessar o Portal Seletivo/Seciteci/MT aqui

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA