ÁGUA BOA

MATO GROSSO

Comissão Intergestores Bipartite se reúne com secretários municipais de saúde para estreitar ações com o Estado

Publicados

MATO GROSSO


Com objetivo de aproximar o Governo do Estado das secretarias municipais de saúde, estreitando assim o relacionamento com os gestores, foi realizada nesta sexta-feira (08.10), em Primavera do Leste Leste (a 240 quilômetrs de Cuiabá), a primeira reunião descentralizada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT).

O secretário Estadual de Saúde e presidente da CIB, Gilberto Figueiredo, enfatizou que este novo formato visa, além de estreitar as discussões com os municípios, permite conhecer de perto a realidade dos gestores municipais.

“Levar a CIB até municípios do interior de Mato Grosso é importante para estreitarmos o elo com os gestores e fazermos uma gestão de proximidade com as Secretarias Municipais de Saúde. Dessa forma, conhecemos a realidade de cada gestor e construímos políticas públicas mais efetivas de acordo com cada cenário”, avalia o secretário.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, que participou da abertura da reunião, agradeceu pela iniciativa e parabenizou a atual gestão pelos avanços na área da saúde. “Agradeço ao secretário Gilberto por todo trabalho que tem feito frente à SES, por meio de investimento e parceria na área da saúde junto ao nosso município. Temos visto de perto a transformação que passa o Sistema Único de Saúde (SUS) no nosso Estado”, diz Bortolin

Leia Também:  MT tem sido uma máquina impulsionando o Brasil e vai ser um celeiro de novos pilotos, afirma Nelson Piquet

O evento contou com a presença de cerca de 70 gestores municipais da área da Saúde, com representatividades de 12 regiões. O local para a próxima reunião CIB está sendo decidido.

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antônio Norberto Felipe, esse encontro representa inovação na saúde de Mato Grosso. “Essa CIB é histórica para a Comissão e de muita relevância para os municípios trocar experiências, discutir as problemáticas e políticas públicas a serem implementadas em cada região”, ressalta Marco.

Dentre as pautas debatidas no encontro está a utilização dos saldos residuais oriundos da Emenda Parlamentar, homologação de resoluções sobre operacionalização, distribuição, armazenamento e aplicação de vacinas contra Covid-19, além do credenciamento ou habilitação de Unidades Descentralizadas de Reabilitação do interior do Estado.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e as decisões validadas pela Comissão precisam ser unânimes.

Participaram da reunião a secretária Executiva da SES, Kelluby de Oliveira, além das secretárias adjuntas da Saúde Estadual de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes; de Finanças e Convênios, Ivone Lucia Rosset; de Regulação, Fabiana Bardi; de Atenção e Vigilância à Saúde em exercício, Alessandra Moraes.

Leia Também:  Seduc realiza primeiro encontro para trabalhar empreendedorismo e sustentabilidade nas escolas
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT já pactuou 89% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Publicados

em

Por


O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (30.11), 6.318.957 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já distribuiu 5.630.840 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 89% do total recebido.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses ou doses únicas (5.598.859), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (36.583) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

É importante destacar que o ranking de aplicação não considera as doses destinadas aos povos indígenas para evitar qualquer disparidade nos dados. Alguns municípios contabilizavam doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassavam o limite de 100% da aplicação.
 
Das 5.630.840 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 4.559.701 (81%), sendo 2.484.802 como primeira dose ou dose única e 1.835.662 como segunda dose. O percentual da semana retrasada era de 81,6%.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Nova Brasilândia (99,2%), Campos de Júlio (97%), Diamantino (97%), São José do Povo (96,8%), Primavera do Leste (96,7%), Lucas do Rio Verde (96,4%), Glória D’Oeste (96,3%), Ipiranga do Norte (96,2%), Nortelândia (96,1%) e Guiratinga (96%).

Leia Também:  Seduc realiza primeiro encontro para trabalhar empreendedorismo e sustentabilidade nas escolas

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 632 ou no Painel de Distribuição de vacinas Covid-19.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local.

Essa logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.

Leia Também:  MT tem sido uma máquina impulsionando o Brasil e vai ser um celeiro de novos pilotos, afirma Nelson Piquet

A Resolução ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ÁGUA BOA

AGRO

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA