ÁGUA BOA

FERROVIA

Governo Federal assina contrato para expansão de ferrovia ligando Água Boa a Lucas do Rio Verde

A responsável por executar a obra é a mesma contratada pelo governo Federal, a Rumo Logística

Publicados

FICO

O governo Federal assinou contrato para a criação de duas novas ferrovias em Mato Grosso. A formalização entre o Poder Executivo e as empresas que pleitearam a criação de ferrovias próprias foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (18).

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o projeto faz parte do programa Pro Trilhos e prevê a construção de 1.016 km, dividido em duas linhas paralelas no Estado

Os trechos irão conectar o município de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) a Lucas do Rio Verde (354 km ao norte), cidade que é considerada um dos principais polos do agronegócio mato-grossense.

No Estado, as obras serão executadas pelas empresas Rumo Logística S/A e VLI Multimodal S/A. O pacote também irá contemplar São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Além dessas duas linhas, o governo de Mato Grosso também pretende implantar a primeira ferrovia estadual, que contará com 730 quilômetros. A responsável por executar a obra é a mesma contratada pelo governo Federal, a Rumo Logística.

Denominada de Vicente Emílio Vuolo, a Ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis (212 km ao sul) a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum (264 km ao norte) e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O contrato para construção da obra foi assinado em setembro de 2021 e a previsão é de que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.

Fonte: Jornal da Notícia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Presidente Jair Bolsonaro anuncia nova ferrovia; Bom Jesus do Araguaia/MT a Água Boa/MT com extensão de 249,2 km

Outro trecho, que ligará Água Boa a cidade de Lucas do Rio Verde com a extensão de 508km também já foi anunciado pelo presidente.

Publicados

em

Foto: Alan Santos/PR

Edição: Jamerson Silveira

Mais uma ótima notícia foi divulgada pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro através de sua rede social no Facebook.

Segundo publicação feita pelo presidente, o país receberá mais de R$ 133,00 Bilhões de reais bilhões em investimentos privados projetados e 27 aprovados para ferrovias em vários estados Brasileiros.

Recorte do Facebook

De acordo com Jair Bolsonaro, os empreendimentos cruzam os estados do PA, BA, MA, PE, PI, ES, MG, RJ, SP, DF, GO, MT, MS, PR e SC.

A região já foi beneficiada com 388 Km de trilhos através da Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO), que vai conectar o Vale do Araguaia na BR158, em Água Boa – MT a Mara Rosa – GO, onde as obras já se encontram em andamento, vindo da cidade do lado do estado de Goiás.

Outro trecho, que ligará Água Boa a cidade de Lucas do Rio Verde com a extensão de 508 Km também já foi anunciado pelo presidente.

Já nesta manhã de 21 de fevereiro de 2022, Água Boa – MT aparece novamente na lista do presidente, desta vez em um novo trecho, que conectará a cidade a Bom Jesus do Araguaia/MT, através de 249,2 Km de ferrovia.

CONFIRA A PUBLICAÇÃO

Por fim a Nota do Presidente encerra com assinatura do Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA