ÁGUA BOA

Agro

O Boletim do Suíno de abril está disponível no site!

Publicados

Agro

Cepea, 13/05/2022 – O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, disponibiliza hoje o Boletim do Suíno de abril de 2022.

Confira aqui a publicação!

Abaixo, alguns trechos:

Mercado em abril

O mês de abril foi marcado pelo aumento da liquidez do suíno vivo e da carne na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, sobretudo ao longo da segunda quinzena. Dessa forma, os preços médios do suíno reagiram em parte das praças entre março e abril.

Preços e exportações

As exportações brasileiras de carne suína tiveram leve recuo em abril. Segundo dados da Secex, compilados por pesquisadores do Cepea, entre produtos in natura e processados, o Brasil exportou 88,4 mil toneladas, leve recuo de 1,3% frente ao volume de março e 9% abaixo do de abril/21.

Relação de troca e insumos

Apesar de os preços do suíno vivo não terem subido em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea em abril, o poder de compra do suinocultor avançou em todas as praças. Isso porque os valores dos principais componentes utilizados na ração da suinocultura, o milho e o farelo de soja, recuaram no mercado brasileiro.

Leia Também:  Senar leva ação de saúde para mulheres rurais de Buriti Bravo

Carnes concorrentes

O valor médio da carcaça especial suína registrou leve alta entre março e abril frente aos preços da carne de frango, que subiram com força. Diante disso, a competitividade da carne suína frente à de origem avícola cresceu nesse período, atingindo, em abril, o maior patamar desde julho de 2012. A carne bovina, por sua vez, registrou pequena desvalorização de março para abril, o que reduziu levemente a competitividade da proteína suína frente a essa concorrente no último mês.

Fonte: CEPEA

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Agro

Senar/SC promove Encontro Técnico ATeG Pecuária de Corte em Lages

Publicados

em

Por

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), promove nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17, na Pousada Rural do Sesc Lages, o Encontro Técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – AteG Pecuária de Corte. O objetivo é trazer atualizações e alinhar as atividades com os 150 técnicos que executam o programa e com os supervisores regionais.

O cronograma desta segunda-feira (16) teve início às 8h30 e segue até às 17h30. Entre as atividades programadas estão palestras com a Dra. Amanda Posselt Martins do Departamento de Solos e PPG Ciência do Solo – Universidade Federal do RS sobre os seguintes assuntos: Revisão de conceito básico e amostragem de solo – calagem e gessagem do solo; Nitrogênio, Fósforo e Potássio: dinâmica no solo e suas adubações; além de Inovações no manejo da fertilidade do solo em Sistemas de Pecuária de Corte. Por fim, a pauta em destaque são os assuntos gerais do programa para alinhamento das atividades com a coordenadora da ATeG em Santa Catarina, Paula Coimbra.

Leia Também:  CNA e Mapa orientam produtores sobre cuidados na compra de fertilizantes

Nesta terça-feira (17) a programação inicia às 8 horas com o professor doutor Leonir Luiz Pascoal do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria que abordará os seguintes temas: Suplementação de bovinos de corte: pastejando pobreza ou nobreza e Diferentes dietas para confinamento de bovinos de corte de alto desempenho.

Em seguida, a zootecnista e coordenadora da Central de Dados Sisateg do Senar Nacional, Julia Carolina B. de Deus, falará sobre o tema Sisateg aplicado à ATeG  Pecuária de Corte. A programação encerra às 16 horas com explanação do presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.

Na quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, será realizado o Encontro Técnico com foco para a ATeG leite.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA