ÁGUA BOA

Agro

IPPA/CEPEA: IPPA/Cepea volta a avançar em maio

Publicados

Agro

Cepea, 23/06/2022 – Em maio, o IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) avançou 0,6%, em termos nominais, frente a abril. O resultado esteve atrelado ao aumento de 2,6% observado para o IPPA-Grãos, tendo em vista que os demais grupos registraram quedas, sendo de 0,4% para o IPPA-Cana-Café; de 1% para o IPPA-Pecuária; e de fortes 8,5% para o IPPA-Hortifrutícolas. No caso do IPPA-Grãos, a alta se deveu às valorizações do algodão em pluma, do trigo em grão e da soja. Inclusive, os preços médios mensais do algodão em pluma e do trigo em grão renovaram as máximas das respectivas séries históricas do Cepea, em termos nominais. No caso do trigo, a baixa oferta doméstica e a preocupação com a oferta internacional influenciaram a alta dos preços. Quanto à soja, a valorização do dólar frente ao Real estimulou os aumentos, tendo em vista que atraiu importadores ao Brasil. O movimento altista só não foi maior devido ao início da colheita 2021/22. O desempenho do IPPA-Pecuária foi conduzido pelas quedas dos preços nominais do boi gordo, dos ovos e do frango vivo. O aumento da oferta de boi gordo para abate – movimento típico neste período do ano, tendo em vista a deterioração das pastagens – explica a queda dos preços da arroba. No caso do frango vivo, a retração do Índice adveio da redução dos preços de negociação por vendedores frente ao desaquecimento da demanda por frango, haja vista a recente valorização da carne avícola e a deterioração do poder de compra da população. No caso do IPPA-Hortifrutícolas, a queda de preços nominais foi generalizada – com destaque para os recuos expressivos do tomate e da batata, pressionados pela intensificação das safras. E, finalmente, observou-se a recuo do preço nominal da cana-de-açúcar, que implicou o resultado do IPPA-Cana-Café. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, subiu 0,5% – logo, de abril para maio, os preços agropecuários avançaram frente aos industriais da economia. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Leia Também:  MILHO/CEPEA: Colheita e queda externa pressionam valores do Brasil
Fonte: CEPEA

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Agro

Feiras e exposições movimentam o setor agropecuário em Julho

De 13 a 16 de julho ocorre a Show Rural Colíder e a 32ª Expolíder

Publicados

em

O calendário de eventos do setor agropecuário segue a todo vapor. Campo Verde, Cuiabá, Apiacás e Cotriguaçu são alguns dos municípios que possuem programações nesta semana. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é parceiro dos Sindicatos Rurais na organização dos eventos e oferta oficinas gratuitas na maior parte deles, como na 54ª Expoagro na capital.

Nela estão sendo realizadas oficinas de horta vertical e confecção de artigos em couro como copos, cintos, chinelos e cabrestos. Os cursos ocorrem no estande do Senar-MT. Os interessados em conhecer as oficinas disponíveis nos eventos agropecuários devem entrar em contato com o Sindicato Rural de cada região para verificar os temas e os horários.

Ao longo do mês, 15 eventos serão realizados nas mais diversas cidades do estado. Tapurah e Matupá abriram o calendário de julho com o Tapurahfest e o Expomatupá realizados neste primeiro fim de semana. Até o dia 10 de julho, estão programadas a ExpoVerde, em Campo Verde; a Expoap em Apiacás; a Expocotri, em Cotriguaçu; a 29ª Expovale em Água Boa e a 14ª Cavalgada da Amizade em Arenápolis.

Leia Também:  AÇÚCAR/CEPEA: Indicador reage no encerramento do mês

De 13 a 16 de julho ocorre a Show Rural Colíder e a 32ª Expolíder. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha, o evento terá um diferencial em relação às edições anteriores. “Antes fazíamos só a exposição, mas neste ano teremos o primeiro Show Rural Colíder que inicia neste domingo, 10 de julho, com um leilão. Ao longo da programação também teremos uma palestra magna com o Caio Copolla e um encerramento com várias estações de carne, em um sistema de parilla, para abrilhantar o nosso evento”.

Programação de eventos em julho apoiados pelo Senar-MT: (sujeita a alteração)

04/07 a 09/07

Expoagro – em Cuiabá

06 a 09/07

21 ª Expoverde – em Campo Verde

Exponova – em Comodoro

06 a 09/07

Da Onde Vem (parceria agroligadas) – em Campo Verde

07 a 10/07
Expoap – em Apiacás

Expocotri – em Cotriguaçu

29ª Expovale – em Água Boa

09/07

XIV Cavalgada da Amizade – em Arenápolis

13 a 16/07
Show Rural Colíder – em Colíder

Leia Também:  MILHO/CEPEA: Colheita e queda externa pressionam valores do Brasil

13 a 17/07

32ª Expolider – em Colíder

Feican 2022 – em Canarana

43º Semana do Cavalo Pantaneiro e 19ª Exposição Agropecuária de Poconé

14 a 17/07

I Exponápolis – em Arenápolis

15/07

Uso das Biotecnologias da reprodução para potencializar lucratividade da pecuária regional – em Nova Bandeirantes

21/07 a 24/07

Expotã – em Guarantã do Norte

21 a 23/07
Academia de liderança – mulheres líderes do agro – 1º encontro

21 a 24/07

Expoband – em Nova Bandeirantes

23/07

36º Encontro da Mulher Rural – em Araputanga

23 e 24/07
II Encontro dos produtores de Cláudia

28 a 30/07

Ao Produtor Rural – Nossa Gratidão – em Sorriso

Expozal 2022 – em Sapezal

Exposição Agropecuária e Comercial de Vera

30/07

5º Encontro da Mulher Rural – em Jauru

Fonte: ASCOM Senar

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA