ÁGUA BOA

Agro

Conheça o grupo resgate que atua no salvamento de animais vítimas dos incêndios no Pantanal

Publicados

Agro

Com o período de estiagem se aproximando, as preocupações com as queimadas no Pantanal aumentam, especialmente aquelas causadas pelas ações humanas. Um dos trabalhos mais importantes que são realizados nesse período, é o resgate de animais que foram afetados pelos incêndios.

O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) atua conforme a demanda, assim as equipes se deslocam de todo o Brasil para ajudar os animais que precisam ser resgatados.

Foto: Arquivo Grad

Thiago Graça, o Zootecnista responsável pela unidade de Mato Grosso, explica que o grupo faz parte de um âmbito nacional, com técnicos profissionais da área e conta com a participação de veterinários, biólogos, zootecnistas, oceanógrafos, jornalistas e demais profissionais que compactuam com a causa animal.

O Grupo de Resgate de Animais em Desastres, surgiu com o propósito de ajudar animais domésticos e silvestres vítimas de desastres naturais como incêndios e enchentes.

Enchentes, inundações, deslizamento de terra são os desastres ambientais mais comuns de serem vistos ao redor do país. No estado de Mato Grosso, entretanto, o grupo atua no resgate de animais que são vítimas de incêndios, devido ao fato de o Pantanal queimar praticamente todos os anos, o que consequentemente vai afetando cada vez mais a fauna e a flora pantaneira.

Leia Também:  SOJA/CEPEA: Preços encerram junho em alta

Vale ressaltar que, atualmente a entidade conta com a participação de mais de 70 voluntários em todo o país, sendo eles de diversas regiões do Brasil, como por exemplo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.

No estado mato-grossense a demanda de animais silvestres é grande, devido ao Pantanal ser um bioma de grandeza significativa que recebe muitos animais, principalmente as aves que vêm de fora.

Todos os anos o Pantanal é atingido pelas queimadas, especialmente em período de estiagem, perante a isso, o representante do grupo, Thiago, dá algumas dicas de como evitar queimadas e ensina algumas ações que podem auxiliar no combate e no controle do fogo. Sendo elas, controle de biomassa, entrada e saída de animais e a implantação de açudes e aceiros.

Após as equipes de resgate retirarem os animais dos lugares de risco, eles são tratados com acompanhamento veterinário até que possam retornar a seus respectivos habitats. Após as necessidades sanitárias, clínicas e nutricionais serem atendidas, os animais já podem ser encaminhados para a soltura, isso somente no caso de o animal já estar em condições de retornar a sua vida livre.

Leia Também:  MANDIOCA/CEPEA: Média de junho sobe pelo 11º mês seguido

COMO PARTICIPAR

Para aqueles que desejam participar da equipe do GRAD, é necessário que o currículo seja enviado pelo Instagram (@grad_brasil) para passarem pelo processo seletivo e criterioso. Assim que os escolhidos forem selecionados, os mesmos serão encaminhados para um treinamento intensivo de três dias com situações bem concretas e recorrentes

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agro

Feiras e exposições movimentam o setor agropecuário em Julho

De 13 a 16 de julho ocorre a Show Rural Colíder e a 32ª Expolíder

Publicados

em

O calendário de eventos do setor agropecuário segue a todo vapor. Campo Verde, Cuiabá, Apiacás e Cotriguaçu são alguns dos municípios que possuem programações nesta semana. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é parceiro dos Sindicatos Rurais na organização dos eventos e oferta oficinas gratuitas na maior parte deles, como na 54ª Expoagro na capital.

Nela estão sendo realizadas oficinas de horta vertical e confecção de artigos em couro como copos, cintos, chinelos e cabrestos. Os cursos ocorrem no estande do Senar-MT. Os interessados em conhecer as oficinas disponíveis nos eventos agropecuários devem entrar em contato com o Sindicato Rural de cada região para verificar os temas e os horários.

Ao longo do mês, 15 eventos serão realizados nas mais diversas cidades do estado. Tapurah e Matupá abriram o calendário de julho com o Tapurahfest e o Expomatupá realizados neste primeiro fim de semana. Até o dia 10 de julho, estão programadas a ExpoVerde, em Campo Verde; a Expoap em Apiacás; a Expocotri, em Cotriguaçu; a 29ª Expovale em Água Boa e a 14ª Cavalgada da Amizade em Arenápolis.

Leia Também:  CITROS/CEPEA: Colheita de tangerina poncã se aproxima do fim em SP

De 13 a 16 de julho ocorre a Show Rural Colíder e a 32ª Expolíder. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha, o evento terá um diferencial em relação às edições anteriores. “Antes fazíamos só a exposição, mas neste ano teremos o primeiro Show Rural Colíder que inicia neste domingo, 10 de julho, com um leilão. Ao longo da programação também teremos uma palestra magna com o Caio Copolla e um encerramento com várias estações de carne, em um sistema de parilla, para abrilhantar o nosso evento”.

Programação de eventos em julho apoiados pelo Senar-MT: (sujeita a alteração)

04/07 a 09/07

Expoagro – em Cuiabá

06 a 09/07

21 ª Expoverde – em Campo Verde

Exponova – em Comodoro

06 a 09/07

Da Onde Vem (parceria agroligadas) – em Campo Verde

07 a 10/07
Expoap – em Apiacás

Expocotri – em Cotriguaçu

29ª Expovale – em Água Boa

09/07

XIV Cavalgada da Amizade – em Arenápolis

13 a 16/07
Show Rural Colíder – em Colíder

Leia Também:  LEITE/CEPEA: Preço ao produtor acumula alta real de 20,6% no ano

13 a 17/07

32ª Expolider – em Colíder

Feican 2022 – em Canarana

43º Semana do Cavalo Pantaneiro e 19ª Exposição Agropecuária de Poconé

14 a 17/07

I Exponápolis – em Arenápolis

15/07

Uso das Biotecnologias da reprodução para potencializar lucratividade da pecuária regional – em Nova Bandeirantes

21/07 a 24/07

Expotã – em Guarantã do Norte

21 a 23/07
Academia de liderança – mulheres líderes do agro – 1º encontro

21 a 24/07

Expoband – em Nova Bandeirantes

23/07

36º Encontro da Mulher Rural – em Araputanga

23 e 24/07
II Encontro dos produtores de Cláudia

28 a 30/07

Ao Produtor Rural – Nossa Gratidão – em Sorriso

Expozal 2022 – em Sapezal

Exposição Agropecuária e Comercial de Vera

30/07

5º Encontro da Mulher Rural – em Jauru

Fonte: ASCOM Senar

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA