ÁGUA BOA

Agro

CNA e Mapa orientam produtores sobre cuidados na compra de fertilizantes

Publicados

Agro

Brasília (16/05/2022) A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), elaborou um documento para orientar os produtores rurais na compra, recebimento e uso de fertilizantes, inoculantes e corretivos.

O objetivo é prevenir a aquisição de produtos adulterados que podem causar danos aos equipamentos, prejuízos econômicos e, principalmente, desenvolvimento inadequado dos cultivos.

As orientações se aplicam a fertilizantes minerais, organominerais ou orgânicos, bem como os inoculantes, corretivos (calcário agrícola), condicionadores de solo, remineralizadores (pó de rocha), biofertilizantes e substratos para plantas.

Para o coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa, Henrique Bley, o papel dos produtores é fundamental na prevenção de fraudes. “O Ministério atua na fiscalização dos insumos agrícolas para promover a sua qualidade. Cabe ao produtor comprar fertilizantes de procedência para evitar prejuízos”.

Com relação à compra, CNA e Mapa recomendam aos produtores a procura de uma empresa produtora de insumos ou representante comercial estabelecido, como agropecuárias e cooperativas. No caso de dúvida, verificar no site das empresas ou contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para saber quais são os representantes comerciais disponíveis em cada região.

Leia Também:  Feiras e exposições movimentam o setor agropecuário em Julho

Outra dica importante é perguntar a marca comercial do produto, empresa produtora, garantias (fórmula NPK) e número de registro do produto no Ministério da Agricultura. A lista com as empresas produtoras e importadoras de fertilizantes registradas está disponível no link: https://indicadores.agricultura.gov.br/fertilizantes/index.htm

A CNA e o Mapa também orientam os produtores para evitar compras por telefone, redes sociais, anúncios de classificados na internet ou de pessoas que visitam a propriedade rural sem referências prévias e garantias de idoneidade.

Além disso, é fundamental exigir a nota fiscal do produto, emitida pela empresa produtora, pela revenda ou cooperativa, contendo o número de registro do estabelecimento e do produto no Mapa, garantias de nutrientes, número do lote e validade e informações adicionais, como o número dos lacres da carga ou embalagens, se for o caso.

O coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, reforçou os cuidados no momento do recebimento. “Ter atenção é fundamental, principalmente, para a prevenção de fraudes que ocorrem entre o despacho do produto e a chegada na propriedade. Avaliar a integridade e a coerência com a Nota Fiscal também é um ponto importante”, disse.

Leia Também:  CITROS/CEPEA: Colheita de tangerina poncã se aproxima do fim em SP

Outro alerta diz respeito aos produtos de “varredura”, que só podem ser comercializados por empresas produtoras de fertilizantes, ou seja, a revenda é proibida. As varreduras não possuem padrão de garantia de nutrientes e podem conter excesso de pó e incompatibilidade química, causando a falta de uniformidade de aplicação e o entupimento dos equipamentos de aplicação.

Clique aqui para ler o documento.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agro

Feiras e exposições movimentam o setor agropecuário em Julho

De 13 a 16 de julho ocorre a Show Rural Colíder e a 32ª Expolíder

Publicados

em

O calendário de eventos do setor agropecuário segue a todo vapor. Campo Verde, Cuiabá, Apiacás e Cotriguaçu são alguns dos municípios que possuem programações nesta semana. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é parceiro dos Sindicatos Rurais na organização dos eventos e oferta oficinas gratuitas na maior parte deles, como na 54ª Expoagro na capital.

Nela estão sendo realizadas oficinas de horta vertical e confecção de artigos em couro como copos, cintos, chinelos e cabrestos. Os cursos ocorrem no estande do Senar-MT. Os interessados em conhecer as oficinas disponíveis nos eventos agropecuários devem entrar em contato com o Sindicato Rural de cada região para verificar os temas e os horários.

Ao longo do mês, 15 eventos serão realizados nas mais diversas cidades do estado. Tapurah e Matupá abriram o calendário de julho com o Tapurahfest e o Expomatupá realizados neste primeiro fim de semana. Até o dia 10 de julho, estão programadas a ExpoVerde, em Campo Verde; a Expoap em Apiacás; a Expocotri, em Cotriguaçu; a 29ª Expovale em Água Boa e a 14ª Cavalgada da Amizade em Arenápolis.

Leia Também:  TRIGO/CEPEA: Valor externo continua em queda; no BR, média segue recorde

De 13 a 16 de julho ocorre a Show Rural Colíder e a 32ª Expolíder. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha, o evento terá um diferencial em relação às edições anteriores. “Antes fazíamos só a exposição, mas neste ano teremos o primeiro Show Rural Colíder que inicia neste domingo, 10 de julho, com um leilão. Ao longo da programação também teremos uma palestra magna com o Caio Copolla e um encerramento com várias estações de carne, em um sistema de parilla, para abrilhantar o nosso evento”.

Programação de eventos em julho apoiados pelo Senar-MT: (sujeita a alteração)

04/07 a 09/07

Expoagro – em Cuiabá

06 a 09/07

21 ª Expoverde – em Campo Verde

Exponova – em Comodoro

06 a 09/07

Da Onde Vem (parceria agroligadas) – em Campo Verde

07 a 10/07
Expoap – em Apiacás

Expocotri – em Cotriguaçu

29ª Expovale – em Água Boa

09/07

XIV Cavalgada da Amizade – em Arenápolis

13 a 16/07
Show Rural Colíder – em Colíder

Leia Também:  CITROS/CEPEA: Colheita de tangerina poncã se aproxima do fim em SP

13 a 17/07

32ª Expolider – em Colíder

Feican 2022 – em Canarana

43º Semana do Cavalo Pantaneiro e 19ª Exposição Agropecuária de Poconé

14 a 17/07

I Exponápolis – em Arenápolis

15/07

Uso das Biotecnologias da reprodução para potencializar lucratividade da pecuária regional – em Nova Bandeirantes

21/07 a 24/07

Expotã – em Guarantã do Norte

21 a 23/07
Academia de liderança – mulheres líderes do agro – 1º encontro

21 a 24/07

Expoband – em Nova Bandeirantes

23/07

36º Encontro da Mulher Rural – em Araputanga

23 e 24/07
II Encontro dos produtores de Cláudia

28 a 30/07

Ao Produtor Rural – Nossa Gratidão – em Sorriso

Expozal 2022 – em Sapezal

Exposição Agropecuária e Comercial de Vera

30/07

5º Encontro da Mulher Rural – em Jauru

Fonte: ASCOM Senar

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA