ÁGUA BOA

Agro

Alunos do curso técnico do Senar-AC participam de visita técnica à Granja Carijó

Publicados

Agro

Cumprindo a agenda de atividades programadas para a turma do Curso Técnico em Agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar–AC) realizou na última quinta (12) uma atividade prática com os alunos do curso à Granja Carijó, localizada na BR 317, sentido Boca do Acre.

visgranjac1
Curso Técnico em Agronegócio é oferta 100% gratuita do SENAR – AC. Foto: ASCOM

A visita integra a unidade curricular “Gestão da Produção e Logística para o Agronegócio”, desenvolvida para que os estudantes compreendam a importância estratégica da gestão da produção rural nas cadeias produtivas, além de entender a logística agroindustrial envolvida no processo produtivo (processamento, armazenagem, transporte, informação e suprimento) a fim de tornar as empresas mais lucrativas.

“É um momento de integração entre o Senar e os empreendimentos parceiros, que abrem as portas para receber os alunos e mostrar como os conhecimentos teóricos são aplicados no dia a dia”, destacou a secretária escolar Katiane Lima.

visgranjac2
Visita integrou unidade curricular “Gestão da Produção e Logística para o Agronegócio”. Foto: ASCOM

O tutor responsável pela unidade curricular, Lucas Bastos, é um egresso do curso Técnico em Agronegócio: foi aluno da instituição, e agora atua como educador e também como técnico de campo na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG): “Me sinto honrado por estar trabalhando com a mesma instituição onde concluí meus estudos. É uma oportunidade que muitos não possuem.”

Leia Também:  Mais 50 jovens ingressam no programa de aprendizagem nível técnico
visgranjac3
Lucas Silva (RH da Granja) conduziu a visita técnica à unidade produtiva. Foto: ASCOM

Na granja, os alunos foram guiados por Lucas Silva, representante do setor de Recursos Humanos da Carijó. Foram mostradas as unidades de processamento, armazenagem, compostagem, entre outros, todos integrados e responsáveis pelas centenas de milhares de ovos produzidos todos os meses.

“Grandes negócios se fazem com grandes ideias. Trabalho há 10 anos aqui, e já vi como ela vem se aprimorando para se manter e competir com no mercado sem baixar a qualidade da oferta”, destacou Lucas.

visgranjac5
Alunos foram guiados pelas unidades de processamento, armazenagem, compostagem, entre outros. Foto: ASCOM

Entre os alunos que acompanharam a visita técnica, está o produtor rural Isaías Rodrigues dos Santos. Residente do ramal Novo Horizonte, no município de Plácido de Castro, Isaías trabalha com produção de pecuária de corte, além de se dedicar ao curso para ingressar amplamente no mercado acreano.

“Aprendemos muitos sobre a produção do espaço, da dinâmica e sistema produtivo da granja. É importante visitarmos pra saber que não é apenas teoria, nosso futuro trabalho precisa integrar o que aprendemos em sala de aula com a prática”, disse Isaías.

Leia Também:  FRANGO/CEPEA: Preço da carne cai e eleva competitividade frente à suína
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agro

Feiras e exposições movimentam o setor agropecuário em Julho

De 13 a 16 de julho ocorre a Show Rural Colíder e a 32ª Expolíder

Publicados

em

O calendário de eventos do setor agropecuário segue a todo vapor. Campo Verde, Cuiabá, Apiacás e Cotriguaçu são alguns dos municípios que possuem programações nesta semana. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é parceiro dos Sindicatos Rurais na organização dos eventos e oferta oficinas gratuitas na maior parte deles, como na 54ª Expoagro na capital.

Nela estão sendo realizadas oficinas de horta vertical e confecção de artigos em couro como copos, cintos, chinelos e cabrestos. Os cursos ocorrem no estande do Senar-MT. Os interessados em conhecer as oficinas disponíveis nos eventos agropecuários devem entrar em contato com o Sindicato Rural de cada região para verificar os temas e os horários.

Ao longo do mês, 15 eventos serão realizados nas mais diversas cidades do estado. Tapurah e Matupá abriram o calendário de julho com o Tapurahfest e o Expomatupá realizados neste primeiro fim de semana. Até o dia 10 de julho, estão programadas a ExpoVerde, em Campo Verde; a Expoap em Apiacás; a Expocotri, em Cotriguaçu; a 29ª Expovale em Água Boa e a 14ª Cavalgada da Amizade em Arenápolis.

Leia Também:  Sindicato Rural e Senar-MT investem na capacitação de avicultores

De 13 a 16 de julho ocorre a Show Rural Colíder e a 32ª Expolíder. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha, o evento terá um diferencial em relação às edições anteriores. “Antes fazíamos só a exposição, mas neste ano teremos o primeiro Show Rural Colíder que inicia neste domingo, 10 de julho, com um leilão. Ao longo da programação também teremos uma palestra magna com o Caio Copolla e um encerramento com várias estações de carne, em um sistema de parilla, para abrilhantar o nosso evento”.

Programação de eventos em julho apoiados pelo Senar-MT: (sujeita a alteração)

04/07 a 09/07

Expoagro – em Cuiabá

06 a 09/07

21 ª Expoverde – em Campo Verde

Exponova – em Comodoro

06 a 09/07

Da Onde Vem (parceria agroligadas) – em Campo Verde

07 a 10/07
Expoap – em Apiacás

Expocotri – em Cotriguaçu

29ª Expovale – em Água Boa

09/07

XIV Cavalgada da Amizade – em Arenápolis

13 a 16/07
Show Rural Colíder – em Colíder

Leia Também:  Feiras e exposições movimentam o setor agropecuário em Julho

13 a 17/07

32ª Expolider – em Colíder

Feican 2022 – em Canarana

43º Semana do Cavalo Pantaneiro e 19ª Exposição Agropecuária de Poconé

14 a 17/07

I Exponápolis – em Arenápolis

15/07

Uso das Biotecnologias da reprodução para potencializar lucratividade da pecuária regional – em Nova Bandeirantes

21/07 a 24/07

Expotã – em Guarantã do Norte

21 a 23/07
Academia de liderança – mulheres líderes do agro – 1º encontro

21 a 24/07

Expoband – em Nova Bandeirantes

23/07

36º Encontro da Mulher Rural – em Araputanga

23 e 24/07
II Encontro dos produtores de Cláudia

28 a 30/07

Ao Produtor Rural – Nossa Gratidão – em Sorriso

Expozal 2022 – em Sapezal

Exposição Agropecuária e Comercial de Vera

30/07

5º Encontro da Mulher Rural – em Jauru

Fonte: ASCOM Senar

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA